Blog

Fique por dentro de tudo que rola no mundo do ciclismo indoor.

Aulas

10 dicas para se destacar como treinador de Ciclismo Indoor

Quer se destacar? Comece a buscar qualidade!

Tags: Ciclismo Indoor, Wide Instructor, Wide Master Instructor, Metodologia Wide Cycling
23/07/2017 16:42:04



http://widecycling.com.br/content/blog/images/10-dicas-para-se-destacar-como-treinador-de-ciclismo-indoor-2-e63edbde3adcb8cf1ac48eed02a3b98e.jpg

Separei 10 dicas para você, treinador de Ciclismo Indoor, que deseja se destacar no mercado de trabalho. Dando o melhor de si e fazendo a sua parte, você contribui com a valorização da nossa profissão e estimula os outros colegas a buscarem qualidade também!

1. Periodize o treinamento

Os objetivos de cada aula são definidos quando você elabora a periodização do treinamento na sua academia. Quando montamos a periodização, definimos quais serão as fases do treinamento, a duração de cada uma delas e as estratégias que serão utilizadas para atingi-las.

Para saber um pouco sobre as diretrizes da Wide Cycling para periodização no Ciclismo Indoor, clique aqui

No momento em que elaboramos as estratégias, criamos objetivos para cada aula. É importante que as suas aulas tenham objetivos bem traçados, do contrário, elas terão sempre as mesmas características e você perderá a oportunidade de realizar um trabalho criativo e de resultado.

2. Ao ministrar a aula, seja coerente com o objetivo traçado

É muito comum o professor traçar o objetivo de forma adequada, mas não conseguir cumpri-lo quando vai ministrar o treino. Por exemplo, suponha que o treino de hoje utilize o método intervalado intensivo. Nós sabemos que as características desse método são: estímulos curtos, com intensidade alta e intervalos de recuperação maiores do que o tempo de estímulo. Muitos professores não aumentam a intensidade de forma adequada durante os intervalos de trabalho. Ou elaboram esses intervalos com duração maior do que deveria. E durante as recuperações, a intensidade não é reduzida para que o aluno de fato recupere. Eu já vi professores usando técnicas de intensificação* durante a recuperação (por exemplo, plano em pé a 100RPM)!. É preciso ser coerente com o que você planejou! 

*Termo usado na nossa metodologia para designar as técnicas do Ciclismo Indoor que intensificam significativamente o treinamento

3. Saiba comunicar-se bem e na hora certa

Você pode ter planejado um “baita” treino, mas se a sua comunicação não for assertiva, não conseguirá passar todas as informações necessárias para que o seu aluno treine com qualidade. Olha que desperdício!

Antecipe as informações. Use uma linguagem compreensível para os seus alunos. Deixe suas mãos livres para que o gesto acompanhe a sua ideia. Olhe nos olhos dos seus alunos. Fale com sentimento, firmeza e propriedade. Crie emoção na sua aula! Saber se comunicar é uma arte que exige treinamento! Comece a observar a sua comunicação. Procure melhorá-la no que for necessário e veja como a qualidade das suas aulas será outra!

4. Use os recursos musicais para treinar

A música oferece várias possibilidades para construção dos percursos no Ciclismo Indoor. Saber entender a música é uma característica essencial em todo treinador da modalidade. A música fala! E você, entende a linguagem da música?

Aqui na Wide Cycling, nós usamos os recursos musicais para treinar. Saiba você também como utilizar esses recursos. Leia a matéria: a música fala!

5. Crie harmonia de sons em sua playlist

A harmonia é a combinação de sons ouvidos simultaneamente. É o agrupamento agradável dos sons. Quando vamos elaborar uma playlist, precisamos observar a harmonia dos sons produzidos pelas músicas que escolhemos. Existem arranjos de sons que definitivamente não combinam e acabam provocando impressão desagradável aos nossos ouvidos (dissonância). Portanto, as músicas não podem destoar entre si. Seu aluno precisa se sentir confortável durante a aula, e tenha certeza que a harmonia dos sons da sua playlist interferirá na experiência vivida por ele.

6. Tenha técnica apurada

Você é um modelo para o seu aluno. Não basta subir em cima da bike estacionária e girar. Você precisa saber girar! E você terá que treinar muito para conseguir isso. A boa técnica otimiza o rendimento e minimiza o risco de lesões. Portanto, treine para ter uma técnica exemplar! E ensine isso aos seus alunos.

7. Pedale com outros treinadores

Não importa o quão bom você seja. Você sempre terá algo para aprender! E a convivência com outros treinadores da modalidade poderá te ajudar muito. A troca de experiências ventila as nossas ideias e cria laços. Combine aulas com seus colegas de profissão e nesse momento se pergunte: o que mais eu posso aprender aqui?

8. Corrija o seu aluno. Ensine-o!

Ser treinador é tambem ser educador. Se você tem um conhecimento, disponibilize-o. Essa é uma das maneiras de contribuir com a vida. E nesse caso especificamente, ensine o seu aluno a pedalar. Preste atenção nele, conheça-o (aliás, você conhece seus alunos?).  Acredite, você vai gostar muito de ouvir deles: professor, aprendi muito com você!

9. Crie engajamento, entre na vibe!

É agora que a vibe entra! Envolva a galera, incentive! Crie o clima e chame para vir junto! Entre na vibe da música! Um treinador completo se comunica bem, entende os conceitos técnicos, sabe aplicá-los de forma correta, e também sabe entrar na vibe!

10. Atualize-se

Fique por dentro das inovações no mercado de Ciclismo Indoor. Faça bons cursos e busque algo que possa te qualificar ainda mais. Você não vai querer ficar para trás né? Clique aqui para ter acesso à grade de cursos da Wide Cycling.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus colegas e interaja conosco por meio dos comentários!

Um forte abraço e boas pedaladas!

Sylvia Boaventura.


Comentários do Blog


Table './widecycl_website/comentario' is marked as crashed and should be repaired