Blog

Fique por dentro de tudo que rola no mundo do ciclismo indoor.

Aulas

A música fala!

Ouça a música e pedale com ela. Preste atenção no ritmo e para 'onde' ele está te levando.

Tags: musicalidade, ritmo, BPM, melodia, frase musical, música
02/06/2017 12:36:34



http://widecycling.com.br/content/blog/images/a-musica-fala-f801de6021029666858760d16da5b278.jpg

Você sabe utilizar os recursos musicais para aplicar o treinamento?

E aí, galera?. A música é uma das ferramenta que utilizamos para aplicar o treino de Ciclismo Indoor. Se você não souber usar bem os recursos musicais disponíveis, não entenderá por completo como elaborar o seu treino. Você simplesmente colocará a música e deixará a “coisa rolar”. Não saberá contextualizar a música com aquilo que você planejou.

A MÚSICA FALA! Você consegue se beneficiar disso quando vai elaborar o seu treino?

Bem, aqui na Wide Cycling nós utilizamos 3 recursos musicais para elaborar o treinamento:

1. Ritmo
2. Melodia
3. Frase

Ritmo

De uma forma bem simples e resumida, o ritmo musical está relacionado com a velocidade da música. E nós medimos a velocidade por meio do batimento por minuto (BPM). Um música é tanto mais rápida quanto maior for o seu BPM. E você pode utilizar a música para controlar a cadência da pedalada durante as suas aulas. Por exemplo, se uma música tem 100BPM e você pedalar nesse mesmo ritmo, estará girando a uma cadência de 100 rotações por minuto (100RPM). Quer praticar um pouco? Ouça a música abaixo e tente encaixar o ritmo do seu giro com o ritmo da música.

A cada batida forte, o seu pé direito (se você for destro) ou esquerdo (se você for canhoto) deve atingir a parte mais baixa do ciclo da pedalada. Sim, você usará uma perna para marcar a música. Mas veja bem, marcar a música com uma perna não significa fazer mais força com ela do que com a outra (discutiremos sobre isso em outra oportunidade)!

Depois dessa discussão, você consegue imaginar como pode utilizar o ritmo musical para controlar a intensidade (um dos componentes da carga de treinamento)? Pense nisso!

Um conselho que eu te dou é o seguinte: ouça a música e pedale com ela. Preste atenção no ritmo e para “onde” ele está te levando! Pedale “com os ouvidos”. Inclusive, eles precisam ser treinados para reconhecer o ritmo da música. Mãos à obra!

Melodia

Sequência de notas de diferentes sons, organizada de modo a fazer sentido musical para quem a escuta. Você entende o sentido de uma música? Pare para entender, pois a música FALA! E você deve usar isso a seu favor. Por exemplo, músicas fortes devem traduzir terrenos de alta intensidade. Músicas mais calmas traduzem terrenos de baixa intensidade. Além disso, você pode usar a melodia para provocar algum tipo de emoção em seus alunos (sim, isso também faz parte do Ciclismo Indoor!) como, por exemplo, expectativa, paz, alegria, etc.. Pode também usar a melodia para treinar a capacidade de concentração. E muito mais!

Frase musical

Se você entender o significado da palavra “frase” em português, também entenderá o significado do termo frase musical. Veja:

Frase (em português): transmite o começo e o fim de uma idéia. Tem sentido e significado.

Frase musical: conjunto de sons que, em uma linha melódica, forma um grupo com sentido completo.

Geralmente, a frase musical é composta por 4 contagens de 8 tempos.

Para saber identificar a frase musical, primeiro é necessário identificar as contagens de 8 tempos. E a melhor forma de você treinar o ouvido é utilizando as músicas instrumentais, como a que foi exemplificada no link acima. Você perceberá que a cada 4 contagens de 8 tempos, algo na música muda. Dizemos então que a frase musical terminou e logo em seguida inicia-se a outra.

Bem, o fato é que você poderá fazer alternâncias de posição na bike (sentado/em pé) a cada contagem de 8 tempos, ou a cada frase musical, etc.. As opções são várias! Por exemplo, nós podemos “brincar” com esse recurso musical para fazermos variações na intensidade durante a aula.

Veja como nós podemos utilizar os recursos musicais para construir o treinamento!

Comece a compreender mais a música. Aprenda a ouví-la de verdade! Ela começará a fazer mais sentido para você. E quando você for dar a sua aula, ensine isso aos seus alunos. Suas aulas se tornarão mais interativas, interessantes e prazerosas.

Se você deseja aprender mais sobre esse assunto, fique atento na data do nosso próximo curso: Clique aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe aí os seus comentários!

Forte abraço e boas pedaladas!

Sylvia Boaventura


Comentários do Blog


Table './widecycl_website/comentario' is marked as crashed and should be repaired