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Por que periodizar o treinamento?

Periodização é o processo de estruturação das fases do treinamento que busca atingir níveis ótimos das capacidades físicas, técnicas e psicológicas do indivíduo (MONTEIRO e LOPES, 2009).

Tags: Metodologia Wide Cycling, Periodização do treinamento, Frequência Cardíaca, Percepção subjetiva ao esforço, Potência
Novo - 20/04/2017 15:01:54



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Periodização é o processo de estruturação das fases do treinamento que busca atingir níveis ótimos das capacidades físicas, técnicas e psicológicas do indivíduo (MONTEIRO e LOPES, 2009).

Muitas pessoas defendem a idéia de que não é necessário periodizar o treinamento de Ciclismo Indoor nas academias. Os principais argumentos são:

1. O Ciclismo Indoor não é uma modalidade de competição

2. Muitos clientes não frequentam os treinos de forma adequada e isso já é suficiente para que a periodização perca a sua razão de ser.

Bem, é verdade que não existem competições de Ciclismo Indoor. Mas imagine a seguinte situação: você tem um aluno na musculação que vai treinar por 10 meses e o seu objetivo é hipertrofia muscular. Ele não é nenhum fisiculturista e, portanto, não tem o menor interesse em participar de uma competição ao final do período. Se você é um personal trainer de qualidade, com certeza entenderá que será necessário elaborar uma periodização para esse cliente alcançar o seu objetivo ao final dos 10 meses, não vai? Tenho certeza que sim! Então veja: mesmo que o seu cliente não vá competir, você enxerga a necessidade de montar uma periodização para organizar as fases do treinamento, elaborar estratégias e facilitar a compreensão e organização do treinamento!

Situação semelhante acontece com o Ciclismo Indoor. Várias são as razões que fazem os seus aluno procurarem a modalidade. Dentre elas, podemos citar o emagrecimento, a melhora da aptidão cardiovascular e o aumento da resistência de membros inferiores. Essas razões já são suficientes para você perceber a necessidade da periodização! Se o objetivo do seu alunos com o Ciclismo Indoor for somente se divertir e relaxar, a periodização também é importante pois, por meio dela, você será capaz de diversificar bem os seus treinos, conforme os seus objetivos, tornando as suas aulas mais atrativas para esse cliente.

O outro argumento é que muitos clientes não frequentam o treinamento de Ciclismo Indoor com a frequência que seria benéfica a eles e que você gostaria muito! É verdade... Mas, por outro lado, existe um perfil de clientes que é assíduo às suas aulas e é pensando neles que você deve aprender a fazer o planejamento dos treinos na sua academia. E o que fazer com os clientes que não são assíduos? Bem, com o tempo você pode convencê-los da necessidade da prática regular do Ciclismo Indoor para que eles atinjam os objetivos desejados.

E aí, consegui te convencer? Espero que sim! Hehehe

É importante deixar claro aqui que periodizar o treinamento não significa apenas distribuir os tipos de treino (fartlek, intervalado extensivo, etc..) que serão aplicados durante um certo período de tempo (semana, mês, trimestre, etc..). Significa estruturar as várias fases do treinamento (resistência, potência aeróbia, etc..) e organizar as estratégias que o farão atingir os objetivos em cada fase.

Quer saber mais? Conheça a nossa Certificação Nível Himalaia. Nela, nós daremos as diretrizes da Wide Cycling para periodizar o treinamento de Ciclismo Indoor na sua academia. Além disso, ensinaremos algumas ferramentas para controle da carga de treinamento dos seus alunos, como a frequência cardíaca e a potência.

Certificação Nível Himalaia

Cursos – Carga horária: 8h

1. Periodização no Ciclismo Indoor: diretrizes da Wide Cycling

  • Conceito periodização
  • Modelos de periodização
  • Fases do treinamento e objetivo de cada uma delas
  • Estratégias para se alcançar os objetivos de cada fase
  • Elaboração de uma periodização semestral

2. Métodos de controle da carga: frequência cardíaca e PSE

  • O que significa controlar a carga de treinamento?
  • Controle da carga e Princípio da Individualidade Biológica
  • Conceitos de frequência cardíaca (FC) de repouso, FC máxima , FC média e FC de reserva.
  • Zonas de treinamento da FC
  • Orientação por meio da percepção subjetiva ao esforço (PSE)
  • Vantagens e limitações do uso da frequência cardíaca e da PSE para controle da carga de treinamento

Workshop - Carga horária: 6h

1. Biomecânica e lesões no Ciclismo Indoor

  • Análise biomecânica do ciclo da pedalada
  • Posicionamento sobre a bike e sobrecargas articulares
  • Técnica de pedalada
  • Principais lesões e seus mecanismos de lesão: possíveis causas relacionadas ao Ciclismo Indoor
  • Principais intervenções

2. A potência como método de controle da carga

  • Novas tendências no Ciclismo Indoor
  • Definição de potência
  • Variáveis que interferem na potência da pedalada
  • Limiar de potência funcional (FTP)
  • Zonas de treinamento
  • Vantagens e desvantagens da utilização da potência em relação à frequência cardíaca e PSE

Gostou da matéria? Então compartilhe com seus colegas! Nós queremos contribuir com a sua formação! Abraços!

Sylvia Boaventura

 

Referência

MONTEIRO, A.; LOPES, C. Periodização Esportiva: estrututação do treinamento. São Paulo: AG Editora, 2009. 258p.

PS: Os níveis de formação da Wide Cycling são apresentados por ordem hierárquica e remetem a algumas cordilheiras existentes no planeta. Ao alcançar os “topos das montanhas de cada cordilheira”, sua experiência, sua visão e seus conhecimentos se tornarão cada vez mais amplos!


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