Blog

Fique por dentro de tudo que rola no mundo do ciclismo indoor.

Aulas

O HIIT no Ciclismo Indoor

Existem vários formatos de HIIT que podem ser aplicados no Ciclismo Indoor, sendo que cada um deles provoca respostas fisiológicas e adaptações diferentes.

Tags: Metodologia Wide Cycling, HIIT, Estruturação do Treinamento Intervalado, Musicalidade, Playlist, Bimecânica do Ciclismo Indoor, Lesões no Ciclismo Indoor
20/04/2017 15:01:54



http://widecycling.com.br/content/blog/images/alpes-blog.jpg

O HIIT é caracterizado por sessões de exercícios realizados em alta intensidade.

Agora você vai conhecer 2 razões para inserir o HIIT na programação de treinos de Ciclismo Indoor da sua academia. A primeira é óbvia: o HIIT possibilita que os seus alunos treinem com intensidades elevadas, exigindo mais dos sistemas cardiovascular e neuromuscular, e obrigando o corpo a buscar novas adaptações. Além disso, quando treinamos com intensidades elevadas, gastamos maior quantidade de energia por unidade de tempo, aumentando, assim, o gasto calórico! A segunda razão é que o HIIT permite variar o tipo de estímulo quando as suas aulas são frequentemente elaboradas a partir de métodos contínuos. Essa variação é necessária para evitar a estagnação das capacidades físicas dos seus alunos e permitir que você elabore treinos desafiadores e diversificados, atraindo mais clientes para a sua aula.

Existem vários formatos de HIIT que podem ser aplicados no Ciclismo Indoor. Você poderá utilizá-los para diversificar bem as suas aulas, eliminando a monotonia que frequentemente acomete o treinamento de Ciclismo Indoor nas academias. E, acredite, existem pelo menos 9 variáveis que podem ser manipuladas para prescrever cada sessão de HIIT! É necessário saber manipular essas variáveis para que você saiba elaborar o HIIT apropriado para o seu perfil de alunos. E não é tão complicado assim!

Nós desejamos ajudá-lo a elaborar perfis de treinos diversificados, desafiadores e de qualidade. Na Certificação Nível Alpes você aprenderá, inicialmente, os conceitos sobre treinamento intervalado e como estruturá-lo. Para firmar os conceitos de forma que você possa utilizá-los com maestria, teremos um workshop que tratará exclusivamente sobre a variável intensidade. É o workshop "Técncias de Intensificação no Ciclismo Indoor". A partir daí, você estará preparado para aprofundar um pouco mais. Exploraremos os vários formatos de HIIT já reportados na literatura científica e que são utilizados na metodologia Wide Cycling. Fechando a nossa Certificação Nível Alpes, você terá uma oficina de Musicalização, onde aprofundaremos os conceitos sobre música e Ciclismo Indoor. Finalizando, partiremos para as técnicas avançadas de elaboração de playlists, com o objetivo de tornar você um mestre no que diz respeito a elaboração das aulas da nossa metodologia no software Mix Meister.

Certificação Nível Alpes

Curso - Carga horária: 12h

1. HIIT Workout 

  • Conceito de HIIT;
  • Método intervalado intensivo;
  • Formas de HIIT utilizadas na Wide Cycling (tipos de aulas);
  • Zonas de treinamento;
  • Estruturação da aula;
  • Musicalidade aplicada;
  • Elaboração dos tipos de HIIT no software Mix Meister
  • Prática.

Curso - Carga horária: 8h

2. Musicalização

Se você tem dificuldades com música, ou como utilizar a música para treinar, esse curso é para você! Não basta simplesmente introduzir as músicas na playlist. É preciso compreender que a música fala! A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical, tão importante para um treinador de Ciclismo Indoor, afinal, nós utilizamos a música para treinar, não é? 

 

Workshop - Carga horária: 5h

O workshop é um polimento. Aqui você aprofundará os seus conhecimentos sobre algum tema específico.

1) Técnicas de intensificação do treinamento (70% prático)

O tema central desse workshop é a intensidade! Aqui você vai entender e praticar todas as técnicas que utilizamos para intensificar o treinamento. Saberá em que contexto e em qual período do planejamento do treinamento elas devem ser aplicadas e quais os estilos musicais apropriados.

Workshop - Carga horária: 8h

2) Técnicas avançadas para elaboração de playlists (teoria + prática)

Aqui você aprofundará os conhecimentos sobre a elaboração das playlists no software MIX MEISTER para os principais tipos de treinos da metodologia Wide Cycling. Aprenderá também como construir a sua biblioteca de sets que ficará disponível para você utilizar nas suas aulas sempre que precisar, economizando o seu tempo precioso!

Bônus exclusivo! 

  • Elaboração de treinos que utilizam cargas seletivas e complexas no Ciclismo Indoor
  • Prática

Nesse bônus você vai aprender técnicas de elaboração de aulas que o levarão a níveis ainda mais elevados como treinador da modalidade!

Bem, por hoje é só! Não esqueça de compartilhar essa matéria com aqueles colegas que possam se beneficiar das informações! Uma abraço cheio de INTENSIDADE para você!

Sylvia Boaventura

PS: Os níveis de formação da Wide Cycling são apresentados por ordem hierárquica e remetem a algumas cordilheiras existentes no planeta. Ao alcançar os “topos das montanhas de cada cordilheira”, sua experiência, sua visão e seus conhecimentos se tornarão cada vez mais amplos!


Comentários do Blog


Table './widecycl_website/comentario' is marked as crashed and should be repaired